A Escola Philomena Briquesi Boso recebe aluna africana.

Essa publicação é uma contribuição de Denise Duarte, professora de Geografia e leitora do Geopinião


No dia 05 de dezembro de 2011 a Escola Philomena Briquesi Boso, de Lençóis Paulista – Bairro de Alfredo Guedes, contou com a presença de Bernardina dos Santos Samy, natural de Guiné-Bissau, do continente africano, estudante de Administração da FAAG de Agudos; que proferiu uma palestra sobre cultura africana.
O evento teve como tema a Consciência Negra, o preconceito e a discriminação, tendo como foco a importância do povo africano na construção da sociedade e  da cultura brasileira.
Esta atividade finalizou o Projeto Interdisciplinar sobre “Consciência Negra” trabalhado durante  o ano de 2011 com os alunos da escola, onde foram realizadas diversas atividades como: elaboração de textos diversos sobre o assunto; confecção de mapas; danças; o significado do baobá para os africanos; personalidades negras importantes no Brasil e no mundo; viagem de estudos ao Museu Afro-Brasil, em São Paulo, e vários outros aspectos da cultura afro-brasileira.
Durante o evento houve o envolvimento dos alunos, dos professores e de toda a equipe escolar, bem como a presença de representantes da diretoria municipal de educação do município. Após a palestra, os alunos fizeram apresentações culturais alusivas ao evento, e degustaram um prato típico africano, preparado por Bernardina e os funcionários da escola: “Carne com caldo de Mankara”.
O evento foi um sucesso, atingindo o objetivo principal, ou seja, mobilizar a comunidade escolar para um assunto de extrema importância para a nossa sociedade, uma vez que a raíz africana também esteve presente na formação do povo e da cultura brasileira.



Fica então a dica para professores e diretores de escola, de levar para os alunos novos mundos, novas culturas, novas vivencias. É uma estratégia muito interessante de acabar com preconceitos e esteriótipos sobre outras culturas e nos encontrarmos como seres humanos. 
Aproveitando então o tem,a Guiná-Bissau, aqui vai uns dados sobre o país:

GUINÉ-BISSAU

Capital: Bissau

Língua oficial
 Português (oficial)
Crioulo da Guiné-Bissau(reconhecido mas não oficial)


Independência
de Portugal
Declarada: 24 de Setembro de 1973
Reconhecida: 10 de Setembro de 1974
Área: 36 544 km² km² (136.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2005
- Total: US$ 1,167 biliões (165.º)
- Per capita: US$ 485 (178.º)

População:
- Censo 2009:  1 449 230 hab.
- Densidade: 44 hab./km² (154.º)

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Dina,continue com esse projeto é um exemplo pelo mundo.

Dulceneia Sebastiao disse...

parabéns linda, bem mereces...